Fernanda EzabellaFernanda Ezabella http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br Hollywood e outras viagens Mon, 18 Nov 2013 05:12:22 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Mudança de endereço! http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br/2013/09/04/mudanca-de-endereco/ http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br/2013/09/04/mudanca-de-endereco/#comments Wed, 04 Sep 2013 03:23:40 +0000 http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br/?p=2835

Olá pessoal, a partir deste mês estou de casa nova!

www.ezabella.com

Ainda estou cuidando de alguns detalhes, mas podem chegar, sejam bem-vindos!

Atualizações continuam via Twitter (@ferezabella) e página do Facebook. Até mais!

]]>
1
Degustação na rota dos queijos em Bodega http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br/2013/08/27/degustacao-na-rota-dos-queijos-em-bodega-2/ http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br/2013/08/27/degustacao-na-rota-dos-queijos-em-bodega-2/#respond Tue, 27 Aug 2013 12:00:24 +0000 http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br/?p=2828 Continue lendo →]]>

A americana Patty Karlin recebe os turistas na sala de sua casa para fazer desgustação dos queijos que produz na própria fazenda, após um tour para conhecer suas cabras e o processo de envelhecimento. Ela é fundadora da Bodega Artisan Cheese, na cidade californiana de Bodega, e fabrica queijos artesanais há três décadas.

O passeio pela fazenda é uma aula de sustentabilidade. Karlin instalou painéis solares em 2002, investimento pago em quatro anos. Uma parte do terreno é usado para uma horta orgânica, enquanto outra é dedicada às abelhas e produção de mel.

Na degustação, cinco tipos de queijo de cabra são servidos com acompanhamentos, como robiola com mel e framboesa, manchego (envelhecido por quase um ano) com geleia e charolais com figo.

“Trinta anos atrás, ia às feiras e ninguém nem queria provar porque achavam estranho queijo de cabra. Hoje, tenho que avisar que podem provar apenas um de cada. Pensam que é lanche!”, diz Karlin, rindo.

A visita de uma hora se estende por mais tempo, enquanto Karlin compartilha suas histórias pessoais. Enfermeira, ela morou dois anos no Brasil nos anos 1960 e tem orgulho de dizer que viu Pelé jogando no Maracanã.

A Bodega Artisan Cheese faz parte de um mapa de 27 fazendas de queijos dos condados de Sonoma e Marin, a maioria aberta para visitas com agendamento prévio. Consulte o site oficial http://cheesetrail.org.

fotos by Fer Ezabella

]]>
0
Hitchcock, "Os Pássaros" e Bodega Bay http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br/2013/08/26/bodega-bay-hitchcock-e-os-passaros/ http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br/2013/08/26/bodega-bay-hitchcock-e-os-passaros/#comments Mon, 26 Aug 2013 18:05:05 +0000 http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br/?p=2815 Continue lendo →]]>

O mercado Bodega Store funciona como um minimuseu Hitchcock. Foto by Fer Ezabella

Acordar com o barulho dos passarinhos em Bodega Bay não parece ser a melhor maneira de começar o dia nesta cidade de mil habitantes na costa da Califórnia, a 110 km de San Francisco, nos EUA.

Afinal, pardais, corvos e gaivotas deram à região uma fama sinistra, ao se unirem para ataques mortais contra seus moradores num dos trabalhos mais geniais de Alfred Hitchcock.

Mas meio século já se passou e quase nada restou na cidade dos cenários de “Os Pássaros” (1963), além das paisagens bucólicas, muito mais ensolaradas que no filme sombrio, e as aves selvagens, que fogem dos poucos turistas que se aproximam.

O mercado Bodega Store funciona como um minimuseu Hitchcock. Foto by Fer Ezabella

Para ver o único prédio do filme que ainda existe, é preciso deixar o litoral e seguir para Bodega, a nove quilômetros de Bodega Bay, onde fica a casa usada no longa-metragem como a escola Potter.

No filme, a socialite Melanie (Tippi Hedren) visita a baía para dar um casal de passarinhos para a irmãzinha de um homem (Rod Taylor) que acabou de conhecer em San Francisco. Sua chegada dá início aos ataques das aves, inclusive contra as crianças da escola e frequentadores de um restaurante.

A casa, que funcionou como escola até 1962, estará aberta para visitas durante um festival em setembro para celebrar os 50 anos do filme.

Casa em Bodega, que, no filme, aparecia como sendo a escola Potter; o local será aberto à visitação durante um festival em 1 e 2 de setembro. Foto by Fer Ezabella

“Muita gente tinha medo de Hitchcock, acho que até mesmo Tippi. Mas ele era muito bom com os moradores locais, conversava com as crianças e dava autógrafos desenhando seu autorretrato. Ainda tenho o meu”, lembra o editor Merritt Clifton, 59, que foi figurante do filme quando criança, nas cenas da sala de aula, quando corvos esperam do lado de fora num trepa-trepa (que não existe mais).

Continua aqui

A igreja de Santa Teresa de Ávila, logo atrás da escola Potter, era frequentada por Hitchcock na época das filmagens. Foto by Fer Ezabella

Evento terá parada de sósias do cineasta e ‘escola’ aberta a turistas

Entre os dias 1º e 2 de setembro, será realizado em Bodega o B50, festival em homenagem ao meio século de “Os Pássaros”.

Além das visitas guiadas dentro da “ex-escola Potter”, haverá uma parada de sósias de Alfred Hitchcock e da atriz Tippi Hedren, ao som de uma banda militar.

Michael G. Fahmie, um dos patrocinadores do evento, diz ter uma “relação especial” com Hedren, hoje com 83 anos. A atriz, que também estrelou o longa do diretor “Marnie – Confissão de uma Ladra” (1964), costuma visitar a região uma ou duas vezes ao ano para levantar fundos para sua organização de preservação animal. Ela fará uma tarde autógrafos no hotel The Inn at the Tides, em Bodega Bay, em frente ao restaurante The Tides.

Michael G. Fahmie, dono da Bodega Store e um dos patrocinadores do festival B50. Foto by Fer Ezabella

“Toda vez que ela vem, nos encontramos para conversar e aproveito para tirar dúvidas de fãs”, explica Fahmie, que costuma atender na Bodega Store entre 200 a 300 pessoas nos finais de semana.

Em seu escritório, ao lado do mercado, há mais objetos da sua coleção, como uma pintura de um artista desconhecido usada para decorar a casa da professora (Suzanne Pleshette) que morre atacada por pássaros. Ele também tem desenhos de Edith Head (1897-1981), como figurinos de Hedren para o filme.

Também parte do festival será uma visita guiada à igreja de Santa Teresa de Ávila, logo atrás da escola Potter, eternizada numa fotografia de Ansel Adams em 1953 e frequentada por Hitchcock durante seu período na região.

Mais informações sobre o festival podem ser conferidas no site bodegabirds.com

Bodega Bay é minúscula, mas também tem lugares lindos para caminhadas, praias (frias..) e local para observação de baleias. Foto by Fer Ezabella

]]>
1
As mulheres de Helmut Newton http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br/2013/08/01/as-mulheres-de-helmut-newton/ http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br/2013/08/01/as-mulheres-de-helmut-newton/#respond Thu, 01 Aug 2013 12:00:19 +0000 http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br/?p=2810 Continue lendo →]]>

Cindy Crawford treme dentro da piscina. Já é noite, ela está maquiada e aguarda o sinal do fotógrafo. Helmut Newton dá algumas instruções e avisa: “Olhe para a câmera”. É algo que ele parece ter repetido muito a suas modelos, que agora encaram o visitante em algumas das mais de 100 fotografias de sua primeira grande exposição em Los Angeles, no centro The Annenberg Space for Photography (entrada gratuita, em cartaz até setembro).

O fotógrafo alemão passava parte do ano na cidade e aqui morreu em 2004, num acidente de carro no hotel Chateau Marmont, sua residência de inverno.

Mulheres poderosas olham para o espectador de forma provocadora, nuas e de salto alto, quase sempre de batom vermelho. Fotos famosas da série “Big Nudes” foram impressas em tamanhos tão grandes que suas genitálias ficam na altura de quem passa ao seu lado.

“Gosto de mulheres fortes porque gosto de me sentir protegido, não sou nada forte”, diz Newton num dos dois filmes da mostra, dirigido por sua mulher, June, com quem foi casado por 56 anos.

Ela tem outro ponto de vista: “Helmut gostava de mulheres fortes porque podia manipulá-las, manipular cada músculo”, diz.

June conta que sempre lhe perguntam se não sentia ciúmes do marido fotografando tantas beldades. “Isto sempre foi um trabalho, um jeito de ganhar a vida. A única vez que me preocupei foi quando ele começou a fotografar flores”, diz.

No filme, além de Crawford, também estão registradas sessões fotográficas com Gianni Versace (1946-1997), Luciano Pavarotti (1935-2007), Claudia Schiffer e Sigourney Weaver. Pavarotti consegue inverter os papéis e tirar fotos de Newton, pedindo até que ele tire a camiseta.

No vídeo principal da mostra, de 20 minutos, ele conta como gosta de fazer suas fotos, começando pelos pés e subindo. Ele também aparece dando instruções específicas para as modelos, dizendo onde quer suas mãos, quais suas expressões, chegando até a fazer ele mesmo as posturas.

Além de “Big Nudes”, a mostra também traz as séries “White Women” e “Sleepless Nights”, que formam seus três primeiros livros publicados. Mulheres são o foco da maioria das fotos e apenas dois homens aparecem como centro das imagens: Andy Warhol (aparentemente dormindo) e Karl Lagerfeld (ainda de cabelo preto e barbudo, deitado numa cama de maiô, foto de 1973).

]]>
0
Outros escolhidos do Festival de Toronto http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br/2013/07/30/outros-escolhidos-do-festival-de-toronto/ http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br/2013/07/30/outros-escolhidos-do-festival-de-toronto/#comments Tue, 30 Jul 2013 12:00:00 +0000 http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br/?p=2798 Continue lendo →]]> O festival de cinema canadense, que acontece entre 5 e 15 de setembro, é responsável por apresentar diversos candidatos do Oscar, ano após ano.

Em 2012, foram “Argo” e “O Lado Bom da Vida”. Em outras premiações, “O Discurso do Rei”, “Preciosa”, “Quem Quer ser um Milionário”. Por isto, todo mundo fica de olho na seleção.

Abaixo, alguns filmes fortes que serão apresentados e que já têm trailers.

“August: Osage County” – Tem George Clooney de produtor e elenco com Meryl Streep e Julia Roberts

[There is a video that cannot be displayed in this feed. Visit the blog entry to see the video.]

“Gravity” –  Sandra Bullock se perde no espaço neste filme espacial (vi o trailer no Comic Con e fiquei passada, tenso tenso)

[There is a video that cannot be displayed in this feed. Visit the blog entry to see the video.]

“Mandela – Long Walk to Freedom” – Idris Elba vive Mandela nesta cinebiografia

[There is a video that cannot be displayed in this feed. Visit the blog entry to see the video.]

“12 Years a Slave” – dirigido por Steve McQueen, com Chiwetel Ejiofor, Brad Pitt e Michael Fassbender

[There is a video that cannot be displayed in this feed. Visit the blog entry to see the video.]

“Rush”– sobre a temporada de F1 de 1976, com Chris Hemsworth no papel de James Hunt e Daniel Bruhl como Niki Lauda

[There is a video that cannot be displayed in this feed. Visit the blog entry to see the video.]

]]>
1
Julian Assange, de novo nos cinemas http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br/2013/07/29/julian-assange-de-novo-nos-cinemas/ http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br/2013/07/29/julian-assange-de-novo-nos-cinemas/#comments Mon, 29 Jul 2013 12:00:10 +0000 http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br/?p=2794 Continue lendo →]]> [There is a video that cannot be displayed in this feed. Visit the blog entry to see the video.]

Enquanto Julian Assange completa mais de um ano morando na embaixada do Equador em Londres, mais um filme sobre ele e seu Wikileaks se prepara para tomar os cinemas do mundo.

Agora é um longa de ficção, “The Fifth Estate”, que vai abrir o Festival de Toronto, em 5 de setembro.

Confesso que achei o trailer meio bobo. Talvez fique difícil entrar no clima do filme para quem viu o excelente documentário “We Steal Secrets: The Story Of WikiLeaks”, dirigido por Alex Gibney (ganhador do Oscar por “Um Táxi para a Escuridão”, 2007). É praticamente a mesma história.

Assange é interpretado pelo ator inglês Benedict Cumberbatch (sua voz no trailer está bizarra), mais conhecido por viver Sherlock Holmes na TV e o vilão do filme “Além da Escuridão – Star Trek”.

Como no documentário, Assange disse que o filme novo é “ridículo, uma mentira atrás da outra”.

No elenco também estão o alemão Daniel Bruhl (“The Edukators”) e Laura Linney.

Leia mais sobre o documentário aqui.

]]>
1
Bienvenida a Tijuana! http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br/2013/07/26/bienvenida-a-tijuana/ http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br/2013/07/26/bienvenida-a-tijuana/#respond Fri, 26 Jul 2013 12:00:02 +0000 http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br/?p=2754 Continue lendo →]]> 20130724-114904.jpg

Cecut – Centro Cultural Tijuana

A primeira vez que visitei Tijuana, cidade mexicana na fronteira com San Diego (EUA), foi em 2006. Fomos de noite, tomamos algumas cervejas, comemos um monte de quesadillas deliciosas e voltamos algumas horas depois.

Mentira, voltamos muitas e muitas horas depois porque meu namorado havia esquecido o passaporte em casa… longa história resumida, ele pagou uma multa e voltamos para os “States”.

Na semana passada, resolvemos voltar, mas de dia. A ideia era conhecer a cidade melhor, como o museu da foto acima, e visitar uma praia mexicana (fomos a La Misión).

20130724-134556.jpg

20130724-114950.jpg

20130724-115007.jpg

Antigamente, a molecada americana ia a Tijuana para encher a cara. Depois, a cidade esvaziou com a escalada da violência. Quando visitei em 2006 já era meio deprê.

Hoje, os bares continuam lá, mas disputam espaço com as farmácias. Como tem farmácia em Tijuana! Os americanos vão em bando para comprar remédios, absurdamente mais baratos no México (como são também no Brasil, fica a dica). Há ônibus que fazem fretamento para levar os gringos para dentistas, outra pechincha.

20130724-134711.jpg

20130724-115052.jpg

20130724-115026.jpg

Duty Free na saída/entrada da fronteira, com gigantesco acervo de garrafas de tequila para vender. Tem até bolo de tequila.

Na minha primeira visita, não saímos da rua principal, onde ficam os bares (e agora as farmácias). Desta vez nos aventuramos mais. Tijuana é relativamente grande, 1,3 milhão de habitantes. Passou por uma certa revitalização nos últimos anos e tem uma área repleta de restaurantes elogiados.

Andamos por todos os lados, de dia. Em nenhum momento achei “perigoso”, embore não recomende a viagem para qualquer um. Às vezes parecia que não tinha saído de Los Angeles.

20130724-115658.jpg

Um dos bares balada da rua principal de Tijuana

20130724-115452.jpg

Uma das farmácias vizinhas dos bares

20130724-115201.jpg

Toucinho e derivados, no Mercado Hidalgo

20130724-115141.jpg

Pinatas no Mercado Hidalgo

A maior chatice foi ter que esperar 2h30 na fila da imigração para voltar a San Diego (fotos abaixo). É uma fila no sol e repleta de ambulantes em volta. Tem gente vendendo churros, sorvete, jornal e até cantando por umas esmolas. Tinha um cara numa cadeira de rodas que cantava com uma caixa de som. E outro jovem com um violão.
A fronteira de San Ysidro é a mais movimentada do mundo, com 300 mil pessoas por dia. No momento, passa por uma reforme enorme que já dura alguns anos. Para entrar no México, é a maior baba do mundo. Apenas uma porta giratória, sem ninguém para checar documentos.
20130724-115225.jpg

20130724-115303.jpg

20130724-115407.jpg

]]>
0
Vítima de estupro de Polanski lança livro http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br/2013/07/25/vitima-de-estupro-de-polanski-lanca-livro/ http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br/2013/07/25/vitima-de-estupro-de-polanski-lanca-livro/#comments Thu, 25 Jul 2013 12:00:15 +0000 http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br/?p=2783 Continue lendo →]]>

Foto do The Hollywood Reporter

Samantha Geimer, hoje com 50 anos, resolveu colocar em pratos limpos sua história com Roman Polanski, condenado por estuprá-la quando ela tinha 13 anos, em 1977. Sua biografia “The Girl – Uma Vida na Sombra de Roman Polanski” sai em setembro pela editora Atria, nos EUA. 

O semanário The Hollywood Reporter publicou ontem a capa do livro, que traz uma foto de Samantha feita pelo próprio diretor, menos de três semanas antes do estupro (ele nega, mas foi condenado na justiça americana) na casa de Jack Nicholson, em Hollywood.

Geimer, segundo o THR, conseguiu a foto (e todas as outras que ele tirou dela) através do processo que ganhou contra Polanski.

“Sou muito mais do que uma ‘garota vítima sexual’. Quero contar minha história sem raiva, mas com um propósito: contar uma história que irá reivindicar minha identidade”, disse Geimar na época do anúncio do livro, no ano passado.

]]>
2
Ringo Starr ganha exposição em Los Angeles http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br/2013/07/24/ringo-starr-ganha-exposicao-em-los-angeles/ http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br/2013/07/24/ringo-starr-ganha-exposicao-em-los-angeles/#respond Wed, 24 Jul 2013 21:31:11 +0000 http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br/?p=2770 Continue lendo →]]>

Ringo Starr quer ensinar você a tocar bateria. “Esta é a primeira lição que dei a meu filho Zak, e hoje ele toca no The Who”, diz o músico de 72 anos, num vídeo gravado e instalado em frente a um instrumento com as baquetas.

Crianças atacam os pratos sem dó, enquanto adultos seguem as coordenadas do professor ilustre. Esta repórter falha por falta de coordenação.

O Beatle mais subestimado e piadista finalmente brilha sozinho numa exposição para chamar só de sua, com raridades pré, pós e durante quarteto de Liverpool, em cartaz até março de 2014 no Grammy Museum, em Los Angeles.

[There is a video that cannot be displayed in this feed. Visit the blog entry to see the video.]

“Ringo: Peace & Love” foi organizada com ajuda do músico e de sua família, que desenterrou fotos dos primeiros anos de vida do músico, seu boletim escolar nada brilhante e o cartão de visitas que ele fez para sua primeira banda, Eddie Clayton Skiffle Group, criada quando tinha 17 anos e ainda atendia por Richard Starkey.

A exposição é bastante interativa, como costumam ser os eventos no museu, que já organizou homenagens parecidas a John Lennon e George Harrison.

Além das duas baterias abertas ao público, o visitante pode gravar “Yellow Submarine” numa cabine de som, enquanto vê o desenho psicodélico de 1968. Ao final, pode ouvir o resultado como se estivesse cantando com Ringo, voz original da música.

A mostra faz questão de ressaltar sua importância como “o guardião do ritmo dos Beatles” e o seu estilo “despretensioso e simples”.

“Ele é o baterista mais significativo da história do rock”, disse Robert Santelli, diretor do Grammy Museum, na abertura. “Antes dele, bateristas mal eram notados.”

Há dezenas de vídeos raros e figurinos, como o casaco pink que Ringo usa na capa do álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” e o suéter de mangas listradas do filme “Help!” (1965).

Algumas de suas baterias também estão em exibição, protegidas por vidros, como a que ele usou nos álbuns “Let It Be” e “Abbey Road”.

Um dos itens mais raros é a letra escrita a mão de “Don’t Pass Me By”, uma das duas únicas músicas que ele compôs sozinho para os Beatles.

A segunda, “Octopus’s Garden”, vai virar livro infantil a ser lançado em outubro, em parceria com o ilustrador Ben Cort.

A exposição não traz nada sobre o novo projeto, mas deixa o visitante ver todo o conteúdo do e-book “Photograph”, recém-lançado por Ringo, uma coleção de histórias pessoais, com vídeos, áudios e imagens da época dos Beatles.

20130724-142522.jpg

20130724-142510.jpg

]]>
0
Quem é quem no Comic Con? Versão casais! http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br/2013/07/19/quem-e-quem-no-comic-con-versao-casais/ http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br/2013/07/19/quem-e-quem-no-comic-con-versao-casais/#respond Fri, 19 Jul 2013 07:37:06 +0000 http://fernandaezabella.blogfolha.uol.com.br/?p=2734 20130719-003514.jpg

20130719-003536.jpg

20130719-003546.jpg

20130719-003522.jpg

]]>
0