Os filmes gays do Oscar
21/02/12 18:01Sem querer, vi no mesmo dia os dois filmes do Oscar que têm como foco protagonistas gays. Um se passa na Califórnia de hoje, e o outro na Irlanda do século 19. Ou seja, apesar do tema parecido, são completamente opostos. Gostei bastante dos dois.
“Albert Nobbs”, que estreia no Brasil na sexta-feira, foi indicado em três categorias do Oscar: melhor atriz para Glenn Close (como Albert Nobbs), atriz coadjuvante para Janet McTeer e maquiagem.
O filme fala sobre um mordomo solitário na Irlanda de antigamente. Na verdade, “ele” é uma mulher travestida. Ela se vestiu de homem quando jovem para conseguir um emprego de garçom, mas acabou completamente transformada. Vive na mentira, com medo de ser descoberta e apaixonada por uma das jovens empregadas.
“Toda Forma de Amor”, que já estreou faz tempo no Brasil, concorre a apenas um Oscar, mas um bastante certeiro: melhor ator coadjuvante para Christopher Plummer.
Ewan McGregor faz um jovem tristonho que ajuda o pai que sofre de câncer terminal. O pai resolve sair do armário após a morte da mulher para curtir os últimos anos da vida. Acaba se envolvendo intensamente com a comunidade gay, sempre ao lado de um namorado bem mais jovem. O filho aceita tudo com certa reserva, tentando entender como ele foi casado com sua mãe por tantos anos.