Antes do Oscar.... o Spirit Awards!
25/02/12 04:53Sabadão com previsão de sol em Los Angeles. Que inverno tropical! Estarei cobrindo o Spirit Awards, prêmio mais importante do cinema independente americano.
O Spirit acontece em Santa Mônica, em grandes tendas montadas perto da praia. É um clima bem diferente da seriedade do Oscar, que acontece no dia seguinte.
Os filmes indicados são menores, feitos com até US$ 20 milhões. Às vezes nem chegam ao Brasil, mas sempre aparecem coisas interessantes. Em 2011, o vencedor foi “Cisne Negro”, meu favorito.
Para quem reclama do sumiço de “Melancolia” da temporada de prêmios, agora é hora de torcer por ele. O longa de Lars Von Trier concorre a melhor filme internacional com “A Separação” (Irã, favorito do Oscar), “Shame” (Grã-Bretanha), “O Garoto de Bicicleta”(Bélgica, França, Itália) e “Tyrannosaur” (Grã-Bretanha).
Neste ano, os dois trabalhos com mais indicações são “O Artista” (ele de novo!!) e “O Abrigo” (foto acima), cada um com cinco indicações.
Depois, com quatro indicações cada, surgem “Drive” (meu favorito), “Toda Forma de Amor”, “Os Descendentes” e “Martha Marcy May Marlene” (trailer abaixo).
Tirando “Marta Marcy”, todos disputam melhor filme, mais “50%”. O apresentador será o comediante Seth Rogen, que atua e produz “50%”, sobre um jovem com câncer.
Uma coisa legal do Spirit Awards é que eles premiam filme de diretor estreante. Disputam: “Another Earth”, Mike Cahill, “In the Family”, Patrick Wang, “Margin Call – O Dia antes do Fim”, de J.C. Chandor, “Martha Marcy May Marlene”, de Sean Durkin, e “Natural Selection”, de Robbie Pickering.
Particularmente gosto bastante de “Another Earth”, que, assim como “Melancolia” e “O Abrigo”, misturam drama com ficção científica, outros planetas, fim do mundo. É um ano bem dark no cinema, ao menos no independente.