100 mil ciclistas tomam as ruas de LA
16/04/12 14:39Ontem foi dia de CicLAvia em Los Angeles: 16 quilômetros de ruas fechadas para ciclistas, patinadores, pedestres e afins.
O evento começou em 2010 e está na quarta edição.
O prefeito Antonio Villaraigosa aproveitou o oba-oba para lançar um programa de US$ 16 milhões, financiado por uma empresa privada, para distribuir 4 mil bicicletas de aluguel por 400 quiosques pela cidade.
O projeto deve demorar de 18 to 24 meses, e as bicicletas serão distribuídas pelo centro de Los Angeles, Hollywood, Playa del Rey, Westwood e Venice Beach. Os preços serão: US$ 6 pelo dia todo, US$ 1,50 por uma hora, e US$ 4,50 por 90 minutos. Meia hora é gratuito.
Como São Paulo, Los Angeles é uma cidade de carros. E, também como em São Paulo, os motoristas travam uma luta com “bicicleteiros”.
Há alguns trechos de ruas com espaços para bicicletas, mas pouco. Muitas vezes motorista não respeita a bike, que, por sua vez, não respeita sinal, nem calçada etc.
Neste mês, uma ciclista de 42 anos foi parar no hospital com “vários ossos quebrados” depois de ter uma discussão no trânsito com um motorista e ser atingida pelo mesmo alguns minutos depois. O caso está sendo investigado pela polícia.
Fotos – primeira, do Los Angeles Times; segunda do Bike Nation, empresa responsável pelo programa de aluguel de bicicletas.
a contagem ainda está no 100, 99, 98, 97…
sabendo que as minhas noites de bom sono ficarão nas minhas lembranças, estou tratando de dormir muitíssimo bem, ainda temos 4 semanas até que ele chegue, mas muitas pessoas têm nos dito que atualmente os bebês estão nascendo antes de se completarem as 40 ou 42 semanas… hehehehe
Fernanda como é a qualidade e a segurança no transporte público aí de L.A.?
Li tanto Bukowski que qualquer imagem, texto ou assunto relacionado á L.A. logo me remete á ele…rsss
qualidade e segurança bem boas. tem muitos estudantes, hippies e sem-teto. às vezes cheira mal, é verdade. fiz uma matéria enorme sobre Bukowski, dá pra ler aqui http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/881175-charles-bukowski-um-beat-entre-os-nobres.shtml — pena que colocaram um título errado e nem corrigiram apesar de eu reclamar (ele nunca foi ‘beat’). dia desses fiz um tour Bukowski em LA, depois conto mais no blog. abraço!
obrigado por disponibilizar o link. li agora pouco. não tive tempo de ler antes, a vida tá corrida por aqui, meu filho nasce em Junho e estamos correndo contra o tempo para deixar tudo pronto para a chegada dele. foi uma excelente reportagem. eu vi o documentário “born into this” que você menciona na reportagem, eu confesso que fiquei impressionado negativamente ao vê-lo agredindo com chutes á Linda, sou absolutamente contra qualquer agressão ás mulheres, ainda mais neste caso, pois afinal ela o salvou, mas o cara antes de tudo era humano, não? é comum associarem o véio aos beats, os quais ele desprezava com força. qdo der conte sobre o tour Bukowski que vc fez por l.a. mais uma vez quero agradecê-la por disponibilizar o link. abraços!
que bom que gostou, também fiquei chocada com os chutes. um assunto bem delicado. o tour do Bukowski deve entrar nesta semana no blog, lá pela quinta ou sexta. e bom sorte com o nenê! suas noites de sono vão acabar em 3, 2, 1…. 🙂
E vc, como vc se move pela cidade?
Nos primeiros meses, eu me virava bem de ônibus. o “problema” é que moro num bairro de colinas, Hollywood Hills. para descer e chegar à highway e pegar um ônibus, é beleza, leva dez minutos. agora, para voltar, é um inferno. geralmente, quando sem carro, eu paro num lugar com táxi e volto de carro. dá uns dez dólares vindo da Hollywood Blvd. agora eu tenho carro. as highways são maravilhosas. às vezes tem congestionamento, claro, mas nada comparado com as marginais.
“E, também como em São Paulo, os motoristas travam uma luta com “bicicleteiros”” … Não seriam ciclistas?? no linguajar popular, bicicleteiro é o pobre diabo que concerta a “magrela.
vc tem razão, por isso coloquei o termo entre aspas. é que pra mim, esses caras que defendem as bicicletas com fervor são “bicicleteiros”, quase uma profissão, e não apenas meros ciclistas. enfim, uma invencionice da minha cabeça.
Aqui em Sampa o melhor é evitar essa briga e alimentarmos uma convivência pacífica no trânsito da cidade. Acredito que é contra essa “briga”que devemos lutar, contra uma cidade caótica e violenta. A bicicleta é um caminho, o respeito ao pedestre, as vias em boas condições e investimento em transporte público decente mudam a cara dessa megalopole. Curti o texto, muito legal as as notícias aqui no blog, parabéns!
LEgal, Arthur, valeu, voltem sempre!