O bairro mais maconheiro da Califórnia
27/04/12 07:00From Maconha em Oakland |
A cidade de Oakland fica perto de San Francisco, na Califórnia.
Até março, a prefeitura só dava permissão para quatro lojas de maconha medicinal (agora são oito). Em comparação, no auge do negócio, Los Angeles chegou a ter milhares, mais até do que Starbucks.
Ainda assim, Oakland virou um importante centro da indústria graças ao ativista Richard Lee, principal concorrente da Harborside (a maior loja de maconha do mundo) e responsável pelo plebiscito fracassado da legalização da droga no Estado em 2010 (ele gastou US$ 1,5 milhão do próprio bolso no referendo).
From Maconha em Oakland |
Lee é fundador de uma escola da maconha, de um museu da maconha, de uma revista de maconha e de uma loja de maconha, tudo localizado no mesmo bairro do centro da cidade, apelidado de Oaksterdam, trocadilho com Amsterdã.
Mas o futuro do bairro está em jogo desde que a Polícia Federal fechou os estabelecimentos no começo do mês (o governo federal considera maconha droga ilegal, apesar do Estado dar permissão de venda para clientes cadastrados).
Lee deve ir a tribunal e pode pegar pena de mais de 13 anos. Será mais um longo capítulo de sua história defendendo a planta. Ele acha que está sendo “punido” por causa do referendo de 2010 e agora quer vender seus negócios, praticamente falidos após a apreensão.
From Maconha em Oakland |
Oaksterdam University é a primeira escola do país com cursos sobre a indústria da maconha. Foi fundada em 2007 e tem unidades em três outras cidades. Já treinou mais de 15 mil alunos e dá aulas para aprender a plantar outdoor ou indoor, aulas de direito, de história, ciências etc.
O museu fica a um quarteirão de distância da escola e tem entrada gratuita. É um museu bem mambembe, meio feira de ciências. Conta a história da planta e expõe objetos feitos de maconha, como uma bandeira dos EUA e uma pia de cozinha.
From Maconha em Oakland |
From Maconha em Oakland |
hmmmm… José Horta.
he…he
Fernanda, ai também é o mesmo esquema? Estive em Oaksterdam e não me lembro de nada rs rs. Embora é um assunto que nunca me ative, digo que seus últimos posts foram bem corajosos. O tema ‘maconha’ nunca foi devidamente discutido no Brasil. Abração.
oi José, vc voltou! aqui em los angeles é o mesmo esquema, mas cada vez menos loja, o governo vem fechando tudo, inventando regras para proibir. teve uma época que tinha demais, mais de uma no mesmo quarteirao, overdose! abração!
Fernanda, obrigado por notar minha ausência rs rs. E como canta o Rei Roberto Carlos: “eu voltei agora pra ficar …”. Abração e continue sempre nos levando pra outras viagens.