Primeira Bienal das Artes de Los Angeles
04/06/12 07:00Los Angeles ganha neste verão sua primeira “bienal das artes”.
A exposição “Made in L.A.”, que abriu na semana passada e vai até setembro, conta com 60 artistas que trabalham na cidade, entre jovens em começo de carreira e veteranos pouco reconhecidos.
O nome “bienal” é apenas uma formalidade. Várias mostras do gênero já aconteceram na cidade ao longo dos anos, mas esta não pretende sumir do mapa.
Desta vez, o Hammer Museum, uma das instituições de arte mais endinheiradas dos EUA, quer que o evento aconteça a cada dois anos, sempre com a mesma pompa.
Uma novidade: o artista vencedor será escolhido pelo público visitante, após um júri decidir cinco finalistas.
O ganhador levará para casa um prêmio de US$ 100 mil (cerca de R$ 200 mil), valor maior que o famoso Turner Prize, do Tate de Londres, e igual ao Bucksbaum Award, da Whitney de Nova York.
“Made in L.A.” acontece em três espaços: no Hammer Museum (no bairro Westwood), no espaço LAX Art (Culver City) e na Municipal Art Gallery (no Barnsdall Park, em Hollywood).
Os artistas foram escolhidos por um time de cinco curadores: Anne Ellegood e Ali Subotnick, do Hammer, e Lauri Firstenberg, Cesar Garcia e Malik Gaines, do LAX Art.
Fotos de divulgação: na ordem, obras de Dan Finsel, Meg Cranston e Nzuji de Magalhaes