A magia dos "keynotes"
04/07/12 14:00From Googleplex – by Fernanda Ezabella |
“Keynotes” são as apresentações que empresas de tecnologia fazem para lançar novos produtos. É tudo orquestrado de maneira perfeita, com um monte de computadores, tablets e celulares conectados na internet. É incrível como sempre dá certo.
Na semana passada, o brasileiro Hugo Barra, diretor de produto do Android, foi um dos astros do keynote do primeiro dia, ao mostrar algumas novidades do Google. O vídeo abaixo traz a apresentação na íntegra.
Fiz uma entrevista com ele no dia seguinte. Falamos sobre o tablet Nexus 7, a central de mídia, a importância do Brasil para o Google e como é trabalhar numa das empresas mais poderosas do mundo.
Dá para ler tudo aqui, no site de TEC.
Uma das coisas que achei bem interessante é como esses “keynotes” são montados. Ele me falou um pouco dos bastidores:
“É bem caótico, não é uma coisa mega organizada porque não é da nossa cultura planejar com seis meses de antecedência. Não. A gente faz da forma que a gente está acostumado a trabalhar no Google, que é muito mais… como diria… muito mais relaxada e espontânea. Muito mais do que eu acho que as pessoas imaginam.”
“O grande desafio dessas apresentações no Google, e acho em geral nas empresas de tecnologia, é que as personalidades dos engenheiros que criam os produtos geralmente não são personalidades de palco. O grande desafio é pegar esses caras e transformá-los, nem que por cinco minutos, em estrelas de palco.”
“A gente criou o “keynote” [apresentação principal] em duas semanas. Todo o mundo que trabalhou na apresentação trabalha nos produtos, com exceção de um cara que a gente pegou para escrever, um roteirista que é um cara do nosso grupo de RP, que é muito bom. A gente escreve tudo junto e ele empacota.”
“É super divertido, a gente pega uma sala de conferência no escritório, às cinco da tarde a gente começa a trabalhar, vai até meia-noite. No dia seguinte, volta, trabalha durante o dia, depois senta para falar sobre a apresentação. Depois escreve, apresenta, traz alguém que não conhece o produto, pergunta o que acha, vê o que funciona, vai afinando.”