Brincando com o logo do Google
06/07/12 07:00From Googleplex – by Fernanda Ezabella |
Entre os vários executivos do Google que eu conversei na semana passada, estavam os responsáveis pelos Doodles, aquelas brincadeiras feitas no logo da empresa em datas comemorativas.
Como o da imagem acima, em homenagem a Brasília, que eles publicaram em abril deste ano. Foi feito em parceria com o próprio Oscar Niemeyer e seu bisneto Paulo Sergio.
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Em Mountain View, na sede do Google, falei com Ryan Germick, diretor criativo do Doodle, e com Kris Hom, engenheiro de software.
Os dois lideram uma equipe que faz de três a cinco “doodles” por semana e cerca de 200-250 por ano. Contam com voluntários ao redor do mundo para ajudar nas traduções e também com um consultor cultural local quando o “doodle” aborda a cultura de outro país.
A brincadeira começou em 1998, quando os fundadores Larry Page e Sergey Brin foram participar do festival Burning Man, no deserto de Nevada, e deixaram um aviso no logo (abaix).
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A escolha dos novos “doodles” é feita de forma bem democrática, diz Ryan. Funcionários do Google no mundo inteiro mandam sugestões, assim como gente comum, através do email proposals@google.com.
Na sede, eles escolhem pensando nas ideias que dariam “doodles” mais divertidos.
O “doodle” preferido de Ryan é um que eles fizeram para o aniversário de Charles Chaplin. É um curta em preto e branco, estrelado pelos próprios funcionários da equipe.
Apesar da produção e da grana que o Google tem, Ryan disse que o conceito dos “doodles” é que sejam sempre simples para não perder a graça.
Um dos principais desafios é fazer com que o desenho/vídeo/brincadeira seja também leve para não atrapalhar o carregamento da página (o www.google.com que a gente usa para pesquisa).
Já Kris gosta bastante de um que ele ajudou a criar, do PacMan. Dá pra jogar neste link aqui.
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