Wagner Moura e o Rio em "Elysium", novo longa do diretor de "Distrito 9"
14/07/12 16:58Neill Blomkamp, indicado ao Oscar por “Distrito 9”, apresentou pela primeira vez trechos de seu novo longa-metragem de ficção científica, “Elysium”, incluindo diversas cenas com os atores Wagner Moura e Alice Braga, durante um painel do Comic-Con, em San Diego, na sexta-feira (13).
O diretor sul-africano, que vinha mantendo segredo até mesmo sobre a trama do filme, apareceu no evento ao lado do protagonista Matt Damon, Jodie Foster e Sharlto Copley, ator sul-africano astro de seu longa de estreia.
Em “Elysium”, que estreia nos EUA e Brasil em março de 2013, o planeta Terra está destruído, e os ricos fugiram para uma estação orbital, deixando para trás os pobres e diversos robôs.
“Inicialmente, o Rio de Janeiro foi uma das cidades para as quais a gente olhou para tirar ideias por causa da discrepância entre pobres e ricos”, disse Blomkamp à Folha, acrescentando que Alice e Wagner atuam em inglês, mas têm algumas falas em português.
Damon faz um operário de uma fábrica de robôs na Terra, com um passado criminal. Ele sofre um acidente no trabalho e tem apenas cinco dias de vida. Para sobreviver, precisa fugir para Elysium, a estação utópica dos ricos.
É aqui que entra o personagem de Wagner, uma espécie de hacker e cirurgião robótico que o ajudará nesta missão, colocando em seu corpo um implante de um exoesqueleto.
Durante uma entrevista com jornalistas, o diretor elogiou o brasileiro e seu trabalho nos filmes “Tropa de Elite”.
“Wagner faz um personagem diametralmente oposto de ‘Tropa de Elite’, é impressionante o que ele faz”, disse Blomkamp numa entrevista com jornalistas. “Procurávamos alguém que tivesse inglês como segunda língua e ele me pareceu totalmente orgânico para o papel. É um ator brilhante e tinha todas as qualidades que precisávamos. Queríamos um clima internacional para o filme.”
“Elysium” foi rodado em Vancouver (Canadá) e na Cidade do México, incluindo um dos maiores depósitos de lixo do mundo. O resultado visual lembra bastante as favelas sul-africanas de “Distrito 9”, assim como cenas de ação bem gráficas, como corpos explodindo no ar.
“A primeira vez que conheci Neill, ele me deu este livro de HQ que ele fez, com todas as armas. E depois me deu outro só com os veículos. Foi incrível, tinha muita informação”, disse Damon no painel, após a exibição dos trechos do filme.
Foster faz a vilã que comanda Elysium, e Copley é seu capanga na Terra. Alice é uma das personagens que Damon tentará levar junto à estação.
“Quando vi ‘Distrito 9’, achei que era o filme perfeito, era o filme que eu queria ter feito”, disse Foster para a plateia de 6 mil pessoas no Hall H. “Depois que passou a inveja, eu decidi que queria muito trabalhar com ele.”
Adorei a informacao. Mas como faco para ser hacker