Em Toronto...
10/09/12 16:57Estou desde quinta em Toronto, correndo entre salas de cinema e sem tempo e internet para escrever.
Na verdade nem para comer, mas às vezes cruzo com uns docinhos irresistíveis, como estes das fotos.
Embora sem o glamour europeu de Cannes ou de Veneza, a cosmopolita Toronto abre na noite de quinta (6) o maior festival de cinema das Américas, com uma carta escondida na manga: começa agora o zum-zum-zum pré-Oscar.
Foi aqui que ganharam fôlego “Quem Quer Ser um Milionário?” (2008), “O Discurso do Rei” (2010) e “O Artista”(2011), vencedores do principal prêmio da Academia.
O mesmo aconteceu com “Guerra ao Terror” (2009), que só conseguiu achar distribuidor no evento canadense, apesar de ter estreado na festa italiana.
“Isto acontece principalmente porque somos um festival não competitivo. E também por causa das datas. Setembro é perfeito porque coincide com o cronograma de lançamento de filmes com potencial para prêmios”, disse à Folha o diretor e presidente-executivo do Toronto International Film Festival (Tiff), Piers Handling, no cargo há quase 20 anos.
“Devagar, ao longo dos anos, construímos uma relação forte com os estúdios e com o setor de distribuição independente. Eles são cuidadosos com a estreia de seus trabalhos e com festivais competitivos”, completa.
O Tiff, que dura dez dias em dezenas de cinemas da cidade, abre com a ficção científica “Looper”, marcado para estrear no Brasil no dia 28.