Onde os personagens dos livros passam
01/10/12 15:04Mr. Sippee, um restaurante pé sujo no centrão de Los Angeles, não consta nos guias de turismo, mas é para lá que a protagonista do romance “Spook Country”, de William Gibson, vai para bater uma xepa.
“Ninguém mexe com você no Mr. Sippee”, diz o autor sobre o lugar, frequentado por sem-teto, prostitutas e artistas. A lanchonete Philippe’s, em Chinatown, também é ponto de encontro de figuras da ficção –no caso, de Michael Connelly, em obras como “Cidade dos Ossos” e “Echo Park”.
Para saber aonde vão ou o que fazem personagens literários há o SmallDemons.com, ainda em fase de testes e já com mais de 7.000 livros catalogados.
O portal foi idealizado por dois executivos com passagens pelo Yahoo! e pelo MySpace, e que hoje têm acordos com quatro das seis maiores editoras do país.
“Somos obcecados por mapear referências culturais que encontramos nos livros”, disse à Folha o cofundador Valla Vakili, que tirou o nome do site de uma passagem de um conto de Jorge Luis Borges.
Ele conta que a ideia veio ao ler “Total Chaos”, de Jean-Claude Izzo, que se passa em Marselha.
“Vi que tinha interesses em comum com o protagonista. Acabei indo para Marselha e passei uma semana bebendo os mesmos vinhos e ouvindo a mesma música que ele”, disse Vakili. “Percebi que muitas das coisas que valem a pena ser descobertas estão no mundo dos livros. Por isso, elas merecem ser reunidas num lugar só.”
Originalmente publicado em Diário de Los Angeles, da Ilustríssima