Roteiro Steve Jobs no Vale do Silício
08/10/12 07:00A pedidos, segue aqui o roteiro que fiz no começo do mês, atrás dos passos de Steve Jobs. Dá para fazer tranquilamente em dois dias, alugando um carro no aeroporto de San Francisco.
O caderno TEC, da Folha, fez uma arte bacana, dá pra ver aqui.
Mansão de Steve Jobs (2101 Waverley Street, Palo Alto)
Árvores carregadas de maçãs (além de olhares de curiosos) entregam o endereço onde o cofundador da Apple morou por 20 anos e morreu cercado de seus familiares, em 5/10/2011. Na esquina, um segurança observa tudo 24h.
Garagem da HP (367 Addison Avenue, Palo Alto)
Berço do Vale do Silício, onde Bill Hewlett e Dave Packard deram início a sua parceria, em 1939, incentivados por um professor de Stanford que os aconselhou a montar a própria empresa em vez de ir trabalhar para firmas da Costa Leste. Mesmo bairro da mansão de Jobs.
Whole Foods Market (774 Emerson Street, Palo Alto)
Jobs era frequentador assíduo deste supermercado no centrinho da cidade, onde costumava parar seu carro sem placa nas vagas de deficientes e reclamar da demora na preparação de seus “smoothies” (sucos).
St Michael’s Alley – Anexo (806 Emerson Street, Palo Alto)
Após conhecer Laurene Powell numa palestra em Stanford, Jobs a convida para jantar neste restaurante, em 1989. Dois anos depois, eles se casariam. Hoje, o local só funciona para brunch aos finais de semana e festas particulares.
St Michael’s Alley – Novo (140 Homer Avenue)
A nova filial abriu em 2009 para almoço e janta, a uma quadra de distância do original, passando pelo Whole Foods. Segue sendo frequentada pela mulher de Jobs e tem pratos para vegans.
Il Fornaio (520 Cowper Street, Palo Alto)
Onde a nata do Vale se encontra para fechar negócios. Antes de virar CEO, Jobs sentava na mesa 12, bem na entrada. Depois, se escondia nos fundos, na mesa 57, e pedia copos gigantes de sucos de laranja.
Garagem da Apple (2066 Crist Dr, Los Altos)
Os dois Steves (Jobs e Wozniak) começaram nesta casa, onde os pais de Jobs moravam, a montar as primeiras unidades do Apple 1, com ajuda de amigos do bairro, em 1976
Sede da Apple, com lojinha (1 Infinite Loop, Cupertino)
Não tem muito o que ver, mas fica perto da Garagem da Apple e tem uma loja com souvernires como camisetas, garrafas de água e e inúmeros acessórios para iPhone e iPad. Não vende celulares.
Computer History Museum (1401 N Shoreline Boulevard, Mountain View)
Um dos melhores do mundo para contar a história da computação e entender a importância de Steve Jobs. Estão lá o Apple 1, o iPod original e até mesmo o pré-tablet Newton, que Jobs mandou descontinuar ao voltar para a Apple em 1996.
Stanford University – em Palo Alto
Jobs nunca se formou em faculdade, mas fez um dos discursos para formandos mais famosos da história aqui, em 2005, quando terminou sua fala de 14 minutos com “Stay Hungry, stay foolish” (continue faminto, continue louco). Na foto, livraria dentro da universidade.
Oi Fernanda, bem legal sua reportagem por aqui, o St Michael’s Alley é muito bom, adoro aquele lugar.
Sensacional!