Joshua Tree e a Cidade (quase) Fantasma
22/10/12 07:00Quem é fã da banda U2 já ouviu falar em Joshua Tree, um parque nacional no deserto do Mojave, na Califórnia, cujo nome e paisagens foram usados para o álbum da banda de 1987.
A cidade fica a duas horas de carro de Los Angeles e vale a pena para passar uma noite e ou até mesmo a semana inteira, no caso de fazer trilhas e passeios pelo parque.
Os hotéis ficam na beira da estrada, como este da foto abaixo, o Joshua Tree In, onde Gram Parsons morreu de overdose em 1973 (quarto 8). Há um pequeno memorial para ele no quintal.
Na mesma estrada que faz o centrinho de Joshua Tree, há alguns poucos cafés e restaurantes descolados. O melhor bar, no entanto, é o Pappy & Harriet’s, na cidade vizinha de Pioneertown, uns 10 minutos de carro.
É um espaço grande com bandas ao vivo, ao lado de uma “ghost town” (cidade fantasma). A cidade foi fundada nos anos 40 por um grupo de investidores de Hollywood que queria criar um set de filmagem para produções de faroeste, com gente de verdade vivendo ali.
Mais de 50 filmes e seriados foram rodados aqui entre os anos 40 e 50. Hoje, o lugar está meio abandonado, mas pessoas ainda moram por lá e há lojinhas de souvenir e artesanato.
Quando visitei em 2006, havia um boliche funcionando. Quando voltei faz alguns meses, estava fechado.
A estrada de Los Angeles para Joshua Tree é bem bacana. Fiz o vídeo abaixo para mostrar as “fazendas de vento”, com as turbinas que transformam vento em eletricidade.