Americanos votam legalização da maconha
06/11/12 01:05Após o fracasso do referendo de 2010 na Califórnia, três outros Estados tentarão legalizar o uso recreativo da maconha nesta terça-feira: Washington, Oregon e Colorado.
Ainda assim, para o governo federal, a droga continuará sendo ilegal e considerada de alto risco.
Pesquisas de intenções de voto nas três regiões mostram disputas acirradas. Em Washington, por exemplo, 48% apoiam a legalização, e 44% são contra, com margem de erro de 4,5%. Em 2010, o “não” venceu na Califórnia com 53%.
No Colorado, mais de 300 médicos se uniram à campanha do sim, que quer permitir a venda da droga em lojas para maiores de 21 anos e regulação tributária como álcool. Numa pesquisa divulgada no domingo, 50% dos entrevistados disseram que votariam sim.
Outros dois Estados tentam se juntar aos 17 que já legalizaram o uso medicinal da substância (Arkansas e Massachusetts), embora o governo Obama tenha, no último ano, apertado o cerco contra plantadores e fechado inúmeras lojas, muitos dos quais em dia com as leis estaduais.
Para Steve D’Angelo, fundador da maior loja de maconha medicinal nos EUA, em Oakland (Califórnia), a derrota do referendo de 2010 foi a desculpa para agentes federais aumentarem suas buscas e apreensão.
Apesar dos inúmeros pedidos de grupos oponentes, o governo federal não se manifestou sobre os três referendos de terça.
Leia mais aqui sobre outros plebiscitos que serão votados nos EUA nesta terça