E agora, Oscar? A bagunça em Hollywood
18/02/13 14:00Com menos de uma semana para a grande noite de Hollywood, paira a dúvida: “Argo” ou “Lincoln”?
Na história recente do Oscar, ninguém consegue lembrar de uma edição tão acirrada. Normalmente, nesta altura do campeonato, o vencedor já está mais do que decidido. Desta vez, tudo pode acontecer.
A principal causa da bagunça é porque o longa mais premiado da temporada, “Argo”, não foi indicado ao Oscar de direção. O filme dirigido por Ben Affleck ganhou o Bafta, considerado o “Oscar britânico”, e prêmios de praticamente todos os sindicatos (de diretores, produtores, atores), cujos votantes costumam coincidir com os da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas.
Se ganhar Oscar de melhor filme, “Argo” será o primeiro em 23 anos a fazê-lo sem ter disputado direção.
Nos últimos 30 anos, todos os trabalhos vencedores do prêmio principal foram indicados a direção, com exceção de um: “Conduzindo Miss Daisy”(1989).
Destes 30 filmes, 25 receberam a estatueta de direção. Os que ficaram sem foram “Crash – No Limite”, o musical “Chicago”, “Gladiador”, “Shakespeare Apaixonado” e “Conduzindo Miss Daisy”.
Já “Lincoln”, de Steven Spielberg, começou na liderança da corrida pelo Oscar, disputando em 12 categorias, mas sumiu da temporada de prêmios, com exceção de seu protagonista, Daniel Day-Lewis, uma das únicas certezas desta edição.
Na pesquisa informal do semanário “Entertainment Weekly”, “Argo” tem 20% das intenções de votos de melhor filme, enquanto “Lincoln” tem 16% e “O Lado Bom da Vida” tem 15%.
Não vamos esquecer que este último tem por trás a mega potência do executivo Harvey Weinstein, que venceu os dois últimos Oscars com “O Artista” e “Discurso do Rei”.
Já no site Golden Derby, que conta com a opinião de críticos e observadores, “Argo” tem 25 votos na categoria melhor filme, contra 1 de “Lincoln”. Na categoria direção, outra batalha confusa: Spielberg tem 17 votos, contra 5 de Ang Lee (“A Vida de Pi”) e 3 de David O. Russell (“O Lado Bom da Vida”).
Aqui vai a lista completa dos indicados e meus palpites em negrito:
Filme
“Amor”
“Argo” – filme que mais gostei de 2012
“Indomável Sonhadora”
“Django Livre”
“Os Miseráveis”
“As Aventuras de Pi”
“Lincoln”
“O Lado Bom da Vida”
“A Hora Mais Escura”
Ator
Bradley Cooper (“O Lado Bom da Vida”)
Daniel Day-Lewis (“Lincoln”) – Filme chato, mas a competição não ajuda
Hugh Jackman (“Os Miseráveis”)
Joaquin Phoenix (“O Mestre”)
Denzel Washington (“O Voo”)
Atriz
Jessica Chastain (“A Hora Mais Escura”)
Jennifer Lawrence (“O Lado Bom da Vida”) – apesar das abobrinhas que fala
Emannuelle Riva (“Amor”)
Naomi Watts (“O Impossível”)
Quvenzhané Wallis (“Indomável Sonhadora”)
Ator Coadjuvante
Alan Arkin (“Argo”)
Robert De Niro (“O Lado Bom da Vida”) – De Niro me fez rir e chorar
Tommy Lee Jones (“Lincoln”)
Phillip Seymour Hoffman (“O Mestre”)
Christoph Waltz (“Django Livre”)
Atriz Coadjuvante
Amy Adams (“O Mestre”)
Sally Field (“Lincoln”)
Anne Hathaway (“Os Miseráveis”) – quem merecia mesmo era Helen Hunt
Helen Hunt (“As Sessões”)
Jacki Weaver (“O Lado Bom da Vida”)
Diretor
Michael Haneke (“Amor”)
Benh Zeitlin (“Indomável Sonhadora”)
Ang Lee (“As Aventuras de Pi”)
Steven Spielberg (“Lincoln”) – quem merecia mesmo era Ang Lee
David O. Russell (“O Lado Bom da Vida”)
Roteiro Original
Mark Boal (“A Hora Mais Escura”)
Michael Haneke (“Amor”) – mas torço por Tarantino
Quentin Tarantino (“Django Livre”)
Wes Anderson e Roman Coppola (“Moonrise Kingdom”)
John Gatins (“O Voo”)
Roteiro Adaptado
Chris Terrio (“Argo”)
Benh Zeitlin, Lucy Alibar (“Indomável Sonhadora”) – história bem bolada, fantástica e real
David Magee (“As Aventuras de Pi”)
Tony Kushner (“Lincoln”)
David O. Russell (“O Lado Bom da Vida”)
Filme Estrangeiro
“Amor” (Áustria/França) – outra certeza do Oscar deste ano
“No” (Chile)
“Kon-Tiki” (Noruega)
“O Amante da Rainha” (Dinamarca)
“A Feiticeira da Guerra” (Canadá)
Montagem
William Goldenberg, Dylan Tichenor (“A Hora Mais Escura”)
William Goldenberg (“Argo”)
Tim Squyres (“As Aventuras de Pi”)
Michael Kahn (“Lincoln”)
Jay Cassidy e Crispin Struthers (“O Lado Bom da Vida”)
Direção de Fotografia
Seamus McGarvey (“Anna Karenina”)
Robert Richardson (“Django Livre”)
Claudio Miranda (“As Aventuras de Pi”)
Janusz Kaminski (“Lincoln”)
Roger Deakins (“007 – Operação Skyfall”)
Animação
“Valente”
“Frankenweenie”
“Piratas Pirados!”
“Detona Ralph” – seguindo a lógica dos prêmios, mas merecia Tim Burton
“ParaNorman”
Design de Produção
“Anna Karenina”
“O Hobbit”
“Os Miseráveis” – merecido, apesar da chatice cantante non-stop
“Lincoln”
“As Aventuras de Pi”
Mixagem de Som
“Argo”
“Os Miseráveis”
“As Aventuras de Pi”
“007 – Operação Skyfall”
“Lincoln”
Edição de Som
“Argo”
“Django Livre”
“As Aventuras de Pi”
“007 – Operação Skyfall”
“A Hora Mais Escura” – será que Bigelow vai sair de mãos vazias?
Figurino
“Lincoln” – ou este ou Os Miseráveis
“Anna Karenina”
“Os Miseráveis”
“Espelho, Espelho Meu”
“Branca de Neve e o Caçador”
Trilha Sonora
Alexandre Desplat (“Argo”)
Dário Marianelli (“Anna Karenina”)
Mychael Danna (“As Aventuras de Pi”)
John Williams (“Lincoln”)
Thomas Newman (“007 – Operação Skyfall”)
Canção
“Before My Time”, J. Ralph (“Chasing Ice”)
“Skyfall”, Adele (“007 – Operação Skyfall”) – outra certeza desta edição
“Suddenly”, Claude-Michel Schönberg (“Os Miseráveis”)
“Pi’s Lullaby”, Mychael Danna (“As Aventuras de Pi”)
“Everybody Needs A Best Friend”, Seth MacFarlane (“Ted”)
Documentário – Longa
“5 Broken Cameras”
“The Gatekeepers”
“How to Survive a Plague”
“Searching for Sugar Man” – confesso que estou bem atrás dos docs, mas este é bom demais
“The Invisible War”
Documentário – Curta – não vi nenhum
“Inocente”
“Kings Point”
“Mondays at Racine”
“Open Heart”
“Redemption”
Efeitos Visuais
“As Aventuras de Pi” – mas gostaria de ver “Prometheus”
“O Hobbit”
“Os Vingadores”
“Prometheus”
“Branca de Neve e o Caçador”
Maquiagem
“Os Miseráveis”
“O Hobbit”
“Hitchcock”
Curta de Animação
“Adam and Dog”
“Fresh Guacamole”
“Head Over Heels”
“Maggie Simpson in “The Longest Daycare”
“Paperman” – difícil Disney perder..
Curta Live-Action – não vi nenhum
“Asad”
“Buzkashi Boys”
“Curfew”
“Death of a Shadow”
“Henry”
Argo é um bom filme. Tem um ótimo roteiro e prende o espectador do início ao fim. O grande pecado, pelo menos para mim, é o excesso de clichês, tudo em nome da glamourização da história. Além disso, distorce os fatos por demais, sem vergonha de se mostrar maniqueísta. A cena final, aliás, beira o ridículo. Esperava mais do filme nesse aspecto. Se o encararmos como obra de ficção, talvez mereça esse falatório todo.
é verdade, tem pisadas na bola do roteiro se comparar com a história real (por isso acho que perde roteiro). mas é filme, é entretenimento. e é sobre hollywood, um retrato genial de uma época. comparado com os outros, acho um filme bem superior.
Que bom, finalmente encontro alguém que também acha chata a cantoria de Les Miserables. Com exceção de duas árias, o resto é como os recitativos em óperas ou missas, que são sempre muito monótonos. Entre Argo e Lincoln, sem dúvida Argo. Bjix
Sem dúvida, Argo! 🙂