Moby celebra arquitetura de Los Angeles
26/04/13 10:00O músico nova-iorquino Moby se apaixonou tanto por Los Angeles que virou uma espécie de porta-voz da cidade.
Ele se mudou para cá faz alguns anos, mora no bairro Los Feliz e, desde janeiro de 2012, mantém um blog só sobre a arquitetura “desconcertante, bizantina e paradoxal” de L.A., com fotografias e comentários bastante frequentes (http://mobylosangelesarchitecture.com/).
Entre abril e julho, Moby será garoto-propaganda de um mega evento sobre arquitetura que acontecerá nos principais museus de L.A. chamado “Pacific Standard Time Presents: Modern Architecture in L.A.”.
“L.A. tem a arquitetura mais diversa e interessante de qualquer outro lugar do planeta”, disse o “alien careca”, autoapelido de Moby no Twitter, no vídeo que fez para divulgar o evento de R$ 7 milhões.
Serão cerca de dez exposições para celebrar arquitetos que deixaram suas marcas no ensolarado sul da Califórnia, como o austríaco Richard Neutra (1892-1970) e o canadense Frank Gehry, de 84 anos.
No Getty, por exemplo, abriu neste mês “Overdrive: L.A. Constructs the Future, 1940–1990”, com uma série de palestras sobre o tema até 21 de junho. Mais aqui.
No Hammer Museum, haverá uma retrospectiva do americano A. Quincy Jones (1913-1979), de 25 de maio a setembro. Mais aqui.
E Lacma exibe até agosto “Stephen Prina: As He Remembered It”, sobre o diálogo entre a arquitetura moderna californiana e a arte contemporânea. Mais aqui
L. A., realmente, é hoje um mix de vários universos arquitetônicos, jamais vistos em qualquer outra megalópole.