Em busca de Raymond Chandler
15/05/13 10:00Uma antiga prisão e um velho hotel de Los Angeles, além de alguns bares, estão na rota do tour Raymond Chandler (1888-1959), que acontece no sábado, organizado pela Esotouric.
Um dos mais famosos escritores do romance policial, Chandler nasceu em Chicago, cresceu em Londres e veio para a Califórnia em 1912.
O passeio de ônibus leva até o hotel na região de Skid Row que aparece no romance “A Irmãzinha” (1949), onde um homem careca morre ao ter um furador de gelo fincado no pescoço.
Passa também em frente à antiga cadeia na qual Chandler dormiu algumas vezes por embriaguez –e tirou suas inspirações para a solidão de seu detetive Philip Marlowe em “O Longo Adeus” (1953).
O prédio em que Marlowe morava em “A Dama do Lago” (1943) está na lista, assim como o Bridge Room, no Los Angeles Athletic Club, um dos lugares favoritos do escritor. O tour refaz sua trajetória pela cidade desde a juventude pré-literária, quando trabalhou no escritório de uma refinaria, e segue até os anos dourados em Hollywood.
Uma das paradas do passeio de quatro horas acontece na sorveteria Scoops, que cria sabores inusitados em homenagem aos romances noir. Tem sorvete de café com Jack Daniels, Guinness com chocolate e até nicotina (com chiclete Nicorette).
O passeio custa US$ 58 e repete de novo em 10 de agosto. Site oficial.
nice articles
Tenho quase todos os livros de Chandler. Ele(e Marlowe) são simplesmente sensacionais.
Que pena não poder ir.
Você sabia que ele fez uma cameo no filme noir de 1944 Double Indemnity?
Veja que legal: http://migre.me/ez2jL