Tehrangeles: onde Teerã encontra Los Angeles
20/05/13 09:30Ahmed faz a pizza e o milk-shake, limpa as mesas e toma os pedidos. Explicar do que é feita a sobremesa, no entanto, é tarefa impossível. Ele mal fala inglês, e eu nem falo farsi.
Estamos em Los Angeles, cidade caldeirão cultural como muitas outras, mas com a maior comunidade de iranianos fora do Irã. O resultado é um bairro onde se fala muito pouco inglês chamado “Tehrangeles”, mistura de Teerã (Tehran em inglês) com Los Angeles.
Tehrangeles, reconhecido pelo Google Maps, se espalha por dois quilômetros da Westwood Boulevard, com destaque para os mercados e restaurantes de comidas típicas ou “americanizadas”.
Ahmed trabalha no Café Glacé, provavelmente o único lugar nos Estados Unidos que faz “pizza persa”, já que o estabelecimento registrou tal nome em 2011. A pizza parece mais uma torta, com uma fina camada de queijo por cima. Mais incrível é o milk-shake majoon, feito com banana, tâmaras, leite, sorvete e pistache. Lembra de longe uma baklava líquida.
A lanchonete Attari (1388 Westwood Blvd), talvez o lugar que eu mais tenha ido comer em Los Angeles, também é bem popular com seus sanduíches na baguete.
Os mais pedidos são feitos de língua, quase sempre acompanhados da sopa de lentilha osh, com alho frito e feijão. Há também sanduíches de kebab. Nas sextas, tem fila para comer a sopa especial feita com carne de carneiro (importada da Austrália, super macia, tão desfiada que parece uma massa) chamada Goosht.
Nos mercados, dá para encontrar uma boa variedade de halvas (massa doce feita de gergelim e mel) e sorvetes, muitos “made in California”, apesar dos rótulos em farsi.
Para restaurantes mais tradicionais e grandes pratos de kebab com arroz basmati, o Flame (1442 Westwood Blvd) e o Baran (1916 Westwood Blvd) são recomendados.
Na frente do Baran está a padaria Pink Orchid (1927 Westwood Blvd), com uma vitrine repleta de doces árabes e especialidades persas.
CORREDOR KOSHER
Ainda no espírito tour gastronômico, Los Angeles também tem uma rua conhecida como “corredor kosher”, a dez minutos de carro de Tehrangeles, ao longo da West Pico Boulevard.
Dá para encontrar de pizza kosher a comidas mexicana e chinesa kosher, além de sushi e os tradicionais kebabs, tudo feito obedecendo as leis judaicas, um ao lado do outro.
Sempre cheio está o Jeff’s Gourmet Sausage Factory, com uma enorme seleção de linguiças: italianas, polonesas, russas e, claro, alemãs. Como seu próprio nome diz, a lanchonete tem uma fábrica aos fundos onde produz suas próprias carnes.
Você se referiu a uma fila para tomar sopa iraniana, é impossível não lembrar da fila do Soup Nazi, do Seinfeld!
é verdade! mas aqui eles não são nada nazi!