Gary Baseman leva "toy art" e alguns móveis de família para sua primeira retropectiva
24/06/13 10:00Gary Baseman, conhecido pelas ilustrações e pela “toy art”, leva sua casa para dentro da primeira retrospectiva de seu trabalho, no Centro Cultural Skirball.
Móveis, pratos e fotografias de família estão lá, incluindo a mesinha de mármore onde começou a desenhar quando criança. Há um quarto só para os desenhos que fez para publicações como “The New Yorker”, “The Atlantic” e “Rolling Stone”.
Em outro, o visitante conhece sua “toy art” e o desenho animado criado para a Disney. Baseman, 53, disse à Folha que já foi ao Carnaval do Rio duas vezes, desfilou na avenida com escolas e tirou fotos até o amanhecer, mas essas imagens eram “um pouco demais” para o Skirball, um centro judaico familiar.
Gary Baseman nasceu em Los Angeles, filho de sobreviventes do Holocausto. Uma das salas é dedicada a seus estudos sobre o passado dos pais ao escapar do nazismo, com pinturas e fotos para lá de sombrias.
A exposição fica em cartaz até 18 de agosto. Veja a programação completa com ativididades pela mostra e conversas com o artista no site oficial do museu – http://www.skirball.org/exhibitions/gary-baseman
fotos by Fer Ezabella