As mulheres de Helmut Newton
01/08/13 09:00Cindy Crawford treme dentro da piscina. Já é noite, ela está maquiada e aguarda o sinal do fotógrafo. Helmut Newton dá algumas instruções e avisa: “Olhe para a câmera”. É algo que ele parece ter repetido muito a suas modelos, que agora encaram o visitante em algumas das mais de 100 fotografias de sua primeira grande exposição em Los Angeles, no centro The Annenberg Space for Photography (entrada gratuita, em cartaz até setembro).
O fotógrafo alemão passava parte do ano na cidade e aqui morreu em 2004, num acidente de carro no hotel Chateau Marmont, sua residência de inverno.
Mulheres poderosas olham para o espectador de forma provocadora, nuas e de salto alto, quase sempre de batom vermelho. Fotos famosas da série “Big Nudes” foram impressas em tamanhos tão grandes que suas genitálias ficam na altura de quem passa ao seu lado.
“Gosto de mulheres fortes porque gosto de me sentir protegido, não sou nada forte”, diz Newton num dos dois filmes da mostra, dirigido por sua mulher, June, com quem foi casado por 56 anos.
Ela tem outro ponto de vista: “Helmut gostava de mulheres fortes porque podia manipulá-las, manipular cada músculo”, diz.
June conta que sempre lhe perguntam se não sentia ciúmes do marido fotografando tantas beldades. “Isto sempre foi um trabalho, um jeito de ganhar a vida. A única vez que me preocupei foi quando ele começou a fotografar flores”, diz.
No filme, além de Crawford, também estão registradas sessões fotográficas com Gianni Versace (1946-1997), Luciano Pavarotti (1935-2007), Claudia Schiffer e Sigourney Weaver. Pavarotti consegue inverter os papéis e tirar fotos de Newton, pedindo até que ele tire a camiseta.
No vídeo principal da mostra, de 20 minutos, ele conta como gosta de fazer suas fotos, começando pelos pés e subindo. Ele também aparece dando instruções específicas para as modelos, dizendo onde quer suas mãos, quais suas expressões, chegando até a fazer ele mesmo as posturas.
Além de “Big Nudes”, a mostra também traz as séries “White Women” e “Sleepless Nights”, que formam seus três primeiros livros publicados. Mulheres são o foco da maioria das fotos e apenas dois homens aparecem como centro das imagens: Andy Warhol (aparentemente dormindo) e Karl Lagerfeld (ainda de cabelo preto e barbudo, deitado numa cama de maiô, foto de 1973).